Logotipo Obra Social  Dom Bosco

Barra de Cor

Objetivo


Oferecer proteção social preventiva e educativa de situação de risco e vulnerabilidade, organizada em grupos heterogêneos a partir de interesses, demandas e potencialidades dos usuários, de modo a garantir aquisições progressivas por meio do desenvolvimento de competências, propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.


Projeto


O Circo é um Serviço de Proteção Básica, tipificado nacionalmente como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Modalidade Circo Social, realizado em parceira financeira com o Governo Municipal, conveniado pela SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social /SP).


Atende 800 crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 06 a 17 anos e onze meses, pertencentes à Prefeitura Regional de Itaquera e outras Prefeituras. A proposta socioeducativa entrelaça o conceito da pedagogia dialógica, de Paulo Freire, com as artes circenses, esportivas e culturais. O processo ensino-aprendizagem ocorre por metodologias distintas como: pesquisas, vídeos, trocas entre outras.


As técnicas circenses, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas possibilitam ações corporais, tais como: domínio e consciência corporal; domínio do corpo em deslocamento e manipulações; domínio do corpo em contato com o outro. Prioriza-se o diálogo, a troca de saberes, a expressão de dúvidas, a resolução de conflitos, a percepção das diferenças, como elementos-chave no processo de apropriação e expansão de conceitos, atitudes, valores e competências pessoais e sociais.


Conheça as oficinas oferecidas no Circo Social:


Arte Circense
Arte e Lazer
Atletismo
Capoeira
Dança
Educação Física Infantil
Fanfarra
Futebol
Futsal
Ginástica Artistica
Ginástica Rítmica
Karatê
Música
Taekwondo
Teatro

Critérios e prioridades para a inclusão:


Crianças e adolescentes com idade de 6 a 17 anos e 11 meses; risco e vulnerabilidade familiar e social. Tem prioridade no processo, os candidatos beneficiados ou com perfil de recebimento dos programas de Transferência de Renda (bolsa família, ação jovem, renda mínima, PETI, BPC, etc).


Inscrição:


São realizadas pessoalmente de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Rua do Contorno s/n° ao lado do Metrô Corinthians Itaquera (travessa da Rua Eng. Sidney Aparecido de Morais).