Atividades culturais, esportivas, de recreação e de socialização fazem parte do dia-a-dia dos idosos.

NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS "JOVEM VEM VIVER"

 

Justificativa

 

O atual cenário contempla um novo ator, o IDOSO, cada vez mais presente em nossa sociedade. Dados estatísticos demonstram que esta população atingirá 32 milhões no ano de 2.025, diante deste fato cria-se a necessidade de novos estudos e pesquisas qualitativas para atender esta demanda.

Acontecimentos significativos vêm ocorrendo com a participação dos idosos em movimentos (Fóruns Setoriais, Conselhos Municipais e Estaduais) na busca constante pela qualidade de vida, políticas públicas e sociais.

Foram promulgadas diversas leis benéficas e valiosas, asseguradas na Constituição: LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social e a Política Nacional do Idoso; porém não totalmente praticadas e obedecidas.

Mesmo existindo várias leis de proteção ao Idoso, não podemos deixar de observar alguns aspectos regionais, como também a má distribuição de renda que afeta toda a sociedade, prejudicando a sua efetiva participação refletida através da: globalização, elevado índice de desemprego, analfabetismo, violência, entre outros.

Dentro deste contexto social a Instituição percebeu a necessidade de viabilizar um espaço favorável ao atendimento dos idosos domiciliados na região, contudo, esta percepção veio de encontro com o anseio da comunidade que se confirmou com a implantação do Núcleo de Convivência para o Idoso.

O Núcleo de Convivência para o Idoso oferece espaço de estar e convívio (com garantia de acessibilidade), trabalho socioeducativo, para pessoas idosas com 60 anos e mais, de ambos os sexos, para atenção em diversas modalidade, em diversas modalidades durante 20 horas semanais.