TROCA DE FAIXA DO TAEKWONDO


O exame de graduação realizado na quadra da Obra Social Dom Bosco, no dia 24 de junho, teve como objetivo avaliar e graduar os alunos do CCA São José, CCA Santo Antônio e CCA Nossa Senhora Aparecida. O Evento contou com a presença dos mestres: David Souza, Sergio Dias. com os professores convidados Daniela, Jhonatam, Kelson, e Gustavo. Os educadores: Joyce Benevides, Vitor M. de Melo e Jorge Luciano.

A palavra Taekwondo é a junção de três palavras coreanas, e seu significado é “O caminho dos pés e das mãos através da mente”. É uma arte marcial milenar coreana com mais de 1800 anos de existência, chegou ao Brasil em 08/08/1970 com o Grão Mestre Sang Min Cho. O Taekwondo utiliza 70 % dos pés e 30% das mãos, é um esporte olímpico e faz parte dos jogos Panamericanos.

Utilizamos o Taekwondo como ferramenta para educar, conscientizar e formar nossas crianças como cidadãos críticos, participativos e disciplinados. Para atingir esses objetivos trabalhamos com alguns campos diferentes, podendo resumi-los em: Saúde, Arte marcial (defesa), competição (esporte), demonstração (artístico), conhecimentos e conscientização.

Para que o educando se forme, deve passar por 10 faixas (branca, amarela, amarela com ponta verde, verde, verde com ponta azul, azul, azul com ponta vermelha, vermelha, vermelha com ponta preta e preta), onde cada graduação (cada faixa) exige os seus conhecimentos teóricos e práticos.

Dentro destes conhecimentos de cada faixa temos: O POOMSE (movimento de faixa), TCHAGUI (técnicas de chute), KIBODOJACK (posturas básicas), MATCHO KYRUGUI (defesa pessoal), KYRUGUI (luta), KIOPÁ (técnicas de quebramento), YUYUNSUNG (flexibilidade) e IRON (conhecimento / teoria). A cada nova graduação os alunos tem que desenvolver novas técnicas e novos conhecimentos.

As cerimonias de graduação, geralmente, ocorrem a cada seis meses, de acordo com o calendário da obra. Os educandos utilizam esse tempo para se prepararem e faltando um mês para o dia do exame, realiza-se: uma revisão, uma prova teórica e prática e o acompanhamento escolar, para saber se ele está apto para o exame e para a nova responsabilidade.

Foram graduados 49 educandos, sendo 30 do CCA São José, 08 do CCA Santo Antônio e 11 do CCA Nossa Senhora Aparecida.

O Taekwondo é uma oficina dos CCA, da Obra Social Dom Bosco, nos núcleos: São José e Santo Antônio, com o educador Vitor Melo; Aparecida com o educador Jorge Luciano e no Circo Social com a educadora Joyce Benevides.

Professor Vitor Moreira de Melo

Confira as Fotos:

Veja mais fotos em nosso Facebook