V Semana da Mulher - Obra Social Dom Bosco


A Obra Social Dom Bosco, sediada na região de Itaquera tem entre os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, o Núcleo de Convivência de idosos (NCI) que entre os dias 08 e 11 de março realizou a Semana da Mulher Idosa, com programações diárias diversificadas e de encontro à valorização do gênero feminino.

A abertura da semana, dia 08 houve uma palestra ministrada pela gerente do Serviço Maria Inês Santana Ferreira da Silva, motivado por um vídeo sobre o movimento de luta das mulheres, seus desafios, ganhos e avanços dentro da sociedade, da comunidade e dos lares. As mulheres assistiram ao curta metragem, Mamãe Margarida exemplo de amor e confiança e referência aos pilares de sustentação à familiaridade, ao “espírito de família” e a busca pela santidade.

Esse dia foi encerrando com um chá especial às mulheres idosas do Núcleo que foram presenteadas com uma toalha de rosto bordada com aplicações confeccionadas pela equipe técnica e gerência do serviço. Tivemos a presença ilustre do Padre Rosalvino Moran Vinayo que reafirmou a importância das mulheres no contexto sócio histórico e religioso. Na oportunidade desta comemoração, homenageamos as mulheres trabalhadoras do NCI, voluntárias e oficineiras que se dedicam em prol dos usuários atendidos neste serviço.

No dia 09 as mulheres participaram de uma aula de educação física com prática corporal diferenciada, aula de Yoga com ênfase no relaxamento, cuidados com a pele madura em parceria com o curso de Estética e Cabeleireiro, do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo - CEDESP e finalizando com uma roda de conversa descontraída sobre Saúde da mulher: higiene íntima e pessoal, gordura abdominal, menopausa, doenças cardiovasculares, autoexame de mama e demais temáticas pertinentes conforme o diálogo com as participantes, desenvolvida pela técnica Assistente Social do serviço Camila Caldas de Freitas.

No dia 10, trabalhou-se novamente educação física e qualidade de vida, deu-se continuidade aos atendimentos da Estética e Cabelereiro e ainda uma palestra sobre Inteligência Emocional desenvolvida pela psicóloga do serviço Carina Bernardes Duarte Fernandes que esboçou as características de identificação da não Inteligência Emocional e o que fazer para adquirila nas situações cotidianas. No encerramento desta manhã foi realizada a oficina de dança sênior, contando com a supervisão da técnica Simone Cassini Kacimiro referendada pelo Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Itaquera.

O objetivo da semana foi cumprido e sabemos que é de suma importância favorecer reflexões acerca do processo de construção, de valorização e empoderamento dessas mulheres, no que diz respeito aos movimentos sociais, luta por melhorias e reivindicações pela garantia digna ao acesso a bens e serviços superando barreiras e tabus. As mulheres idosas do NCI são detentoras de saberes e vivências deste processo construído e partilham destes conhecimentos.

Confira as Fotos: