9ª GINCANA DA SOLIDARIEDADE DA OBRA SOCIAL DOM BOSCO


Aconteceu nos dias 23 a 30 de maio, a nona Gincana da Solidariedade realizada no CEDESP, Obra Social Dom Bosco, com os educandos de mais de 30 cursos profissionalizantes. A gincana faz parte da programação dos cursos, cujo objetivo propicia integração entre as oficinas, o trabalho em equipe, a captação de recursos, a conscientização acerca da responsabilidade socioambiental e, sobretudo suscita a solidariedade entre educandos e educadores da Obra Social Dom Bosco.

A gincana tem uma temática diferente, a cada ano e a deste ano trouxe como tema a Campanha da Fraternidade: “CASA COMUM: RESPONSABILIDADE NOSSA”. Os educandos foram divididos em 4 equipes (A, B, C e D) com integrantes de vários cursos. As equipes, durante toda a semana tiveram várias tarefas: arrecadar fraldas, alimentos, material de higiene pessoal, material de limpeza, refrigerantes, pet’s, latinhas amassadas e limpas. Além do envolvimento dos educandos e educadores os pais também participaram, envolvendo assim as famílias.

No dia 30 os grupos vieram caracterizados, com suas cores respectivas e apresentaram para avaliação da mesa: Música, Couvert, Dança e Grito de Paz. Todos os itens apresentados tinham que estar alinhados ao tema. Antes das apresentações houve um momento de mística preparado pela equipe da Pastoral/cidadania, dirigido pelo Ir. Antônio Carlos, salesiano iniciando com a frase de Dom Bosco, o santo da juventude: “Deus colocou-nos mundo para os outros”.

Após este momento, tivemos a acolhida e a fala do padre Rosalvino Morán Viñayo, diretor da Obra que suscitou um “Amém” de todos os participantes, como um ato positivo ao convite de Deus à solidariedade. E disse que a solidariedade é uma palavra grandiosa de toda ação que os educandos realizaram nessa semana. E, continuou enfocando que a Fé que eles comunicam é o valor que a Obra não abre mão. Não quero que vocês sejam somente técnicos, mas sim um ser humano que faz a diferença e oportuniza um pouco aos que não tiveram a mesma chance de vocês, enfatizou o padre.

Para Marina Oliveira Mota, do curso de Administração disse que além de ajudar o próximo sente-se bem trabalhando em equipe, aumentando mais a vontade e o prazer de ajudar o próximo.

Ajudar o outro, cria unidade em áreas diferentes e fizemos juntos com o mesmo propósito comentaram: Sheila do Carmo da Silva, Maria do Socorro A. Ferreira e Solange M. dos S. Takara, ambas do curso de Confeitaria.

Já para as educandas: Francisca Freitas, Elisangela F. Magiezi e Elane F. Ezequiel do curso de Modelagem disseram que a gincana é solidariedade, é amor, é divertida e é integração.

Parabéns a todos os educadores e educandos pelo empenho e dedicação: a solidariedade tem nome: Obra Social Dom Bosco de Itaquera.

Ir. Silvania Cassia Pereira

Confira mais Fotos: