Obra Social Dom Bosco recebe visita da Alemanha

De 17 a 19 de fevereiro, a Obra Social Dom Bosco, entidade filantrópica que atende mais de quatro mil pessoas diariamente em diversos serviços na área da assistência social em Itaquera, recebeu a visita de cinco alemães, sendo três jornalistas e duas representantes das organizações Don Bosco Mondo e Don Bosco Mission.


Ambas as organizações são sem fins lucrativos e fazem parte da Rede Salesiana de Dom Bosco que está presente em 132 países, em todos os continentes e regiões do Brasil, inclusive todas as cidades-sedes dos jogos da copa mundial de futebol.

 

Estas organizações ajudam milhares de pessoas carentes no mundo inteiro, a maioria crianças e jovens por meio de boa educação, esporte, alimentação, arte, cultura e qualificação profissional. Um dos prédios que acolhe diariamente 1.700 jovens e adultos, em diversos cursos profissionalizantes na Obra Social Dom Bosco de Itaquera, foi financiado por eles há vinte anos, bem como alguns maquinários existentes.


A Don Bosco Mondo está organizando a campanha “Bosco Arena – Futebol para a Educação” na Alemanha,  aproveitando que o Brasil é o centro das atenções por causa da copa, para divulgar o trabalho das obras sociais salesianas de Dom Bosco, visando dar continuidade ao apoio já existente aos projetos sociais do Brasil. No caso da Obra de Itaquera, projetam financiar um curso de Mecatrônica, com aquisição de equipamentos e pagamento de recursos materiais e humanos.


Em função desta campanha, de 16 a 20 de janeiro, a diretora executiva da Obra, Cristiane Vitale de Melo, e a jovem Camila Rosângela Tito, à convite da Don Bosco Mondo e Don Bosco Mission, estiveram em Bonn, na Alemanha, onde participaram de um  Fórum sobre Educação, com o objetivo de apresentarem o trabalho desenvolvido pela Obra Social Dom Bosco. Dele, participou também representantes de Gana, Colômbia e Afeganistão que também têm projetos financiados pela Alemanha; o Ex-presidente da Alemanha, Prof. Dr. Horst Kohler; e o Cardial Oscar Rodriguez Maradiaga, que coordena o grupo escolhido pelo Papa Francisco para a reforma no Vaticano.


Uma das bases da campanha é o trabalho com a mídia e deste modo, foi organizada uma viagem com alguns jornalistas alemães tanto para visitar algumas dessas obras, quanto para obter informações e visões interessantes sobre o país e esse evento esportivo tão importante mundialmente.


A equipe da Obra Social Dom Bosco organizou o encontro de forma muito acolhedora. Além de conhecerem as ações sociais da Obra Social Dom Bosco, os jornalistas quiseram conhecer alguns pontos turísticos e os contrastes desta grande cidade; além, é claro, do Estádio do Corinthians que será o palco da Abertura da Copa.
No Estádio, entrevistaram o Sr. Osvaldo Napoleão – Chefe de Gabinete da Vice Prefeita, o Sr. José Carlos Gomes – Coordenador da SPCopa, o Engenheiro Ricardo da Odebrecht (construtora responsável pelo estádio) e um jovem ex-educando da Obra Social Dom Bosco que atualmente trabalha no estádio. Na entrevista, trataram de assuntos relacionados ao futebol e à copa (desafios, investimento, segurança), os protestos e a questão social em eventos.


Dois grandes parceiros da Obra Social Dom Bosco: Sr. Carlos Perregil, da Bracia Parrilla Tatuapé, e Daniela Tosi, do Tendall Grill Aricanduva, ofereceram jantares deliciosos às visitas, reforçando o talento brasileiro na culinária e a peculiar hospitalidade que os encantou.


Em depoimento à instituição, o grupo relatou que a Obra Social Dom Bosco, juntamente com o seu diretor Padre Rosalvino, tem um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens atendidos na região e que o governo deveria investir mais em projetos como este na cidade.


Foi um encontro muito positivo, pois os alemães puderam presenciar a cada visita, a felicidade no rosto e nos olhos das crianças e jovens que participam dos serviços existentes na Obra em Itaquera e Guaianases, bem como trocarem experiências e culturas.


Participaram da visita: Stefanie Keienburg – Coordenadora responsável pela Campanha “Bosco Arena – Futebol para a Educação” na Don Bosco Mondo; Ulla Fricke – Diretora do Departamento de Educação e Comunicação na Don Bosco Mission; Achim Muth – Chefe dos Repórteres do Jornal Diário Main Post; Dirk Hautkapp – Correspondente Internacional nas Américas do Genaeral Anzeiger Bonn entre outros (Westdeutsche Allgemeine Zeitung, Neue Ruhr Zeitung, Westfalische Rundschau, Westfalenpost, Ostthuringer Zeitung, Neue Westfalische Bielefeld); Elisabeth Rahe – Jornalista da Agência Católica Alemã de Imprensa.


Confira as Fotos:


QUALIFIQUE-SE!

Faça gratuitamente um curso profissionalizante na Dom Bosco.

 

Cursos...