FAMÍLIA: FOCO DA AÇÃO SOCIAL

Easy VHS to DVD for Mac

A Comunidade Educativa vem elegendo o tema Família como prioridade do trabalho e, com o processo de Planejamento Estratégico, foi percebido que, mais do que prioridade, a FAMILIA é o foco de todo trabalho socioeducativo desenvolvido.

Embora os salesianos tenham a "opção preferencial pelos jovens", foi constatado que não é possível desenvolver qualquer tipo de ação sem que a família seja trazida para o processo, de forma co-responsavel, propiciando o seu protagonismo.

A família é sujeito e não mera beneficiária do trabalho socioeducativo, muito menos "problema". Dessa forma, ela passa a ser o eixo articulador de todos os serviços, programas e projetos existentes, devendo ser a principal preocupação e fonte inspiradora da ação social.

Sabendo do desenvolvimento por que passa a cidade de São Paulo, particularmente, a Zona Leste, onde a Obra Social Dom Bosco se situa, desenvolvimento este em que tivemos papel fundamental na participação e articulação, a nossa visão é pautada na apropriação desse desenvolvimento por parte das famílias atendidas, de forma a não serem expulsas pelo mesmo.

Dessa forma, o Plano Estratégico contém a visão, a revisão da missão, o reconhecimento da vocação e os princípios e valores, elencados a seguir. Ao final, destacamos os grandes desafios, que se transformam em objetivos estratégicos e para os quais toda comunidade educativa é chamada a cumprir.

Missão:

 

Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal.

Visão:

 

Manter a solidez, credibilidade e respeito, expandindo sua ação socioeducativa e pastoral do trabalho juvenil e familiar, para outras regiões mais carentes, com planejamento estratégico prévio e análise do redimensionamento.

Vocação:

 

A Obra Social Dom Bosco está vocacionada para realizar atividades socioeducativas que envolvam a mobilização de comunidades, a articulação com o poder público, ações voltadas para a juventude e pessoas em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal na medida em que dispõe de um sólido modelo de educação (o Sistema Preventivo, proposta pedagógica de Dom Bosco, baseada na presença contínua e no trinômio razão-religião-amor) e de uma rede (Rede Salesiana de Ação Social) com infraestrutura própria e equipes treinadas para o trabalho social. E, sobretudo, manter firmes os nossos princípios e valores.

Princípios e Valores

 

• Trabalhar pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana.
• Atuar tendo como instrumentos a fraternidade e a solidariedade.
• Colocar a ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros.
• Valorizar o trabalho de todos aqueles que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
• Utilizar a educação como sistema de prevenção para crianças e jovens.
• Respeitar a diversidade de idéias, crenças e pessoas.
• Concentrar sua atuação no trinômio razão- religião - bondade.

 

QUALIFIQUE-SE!

Faça gratuitamente um curso profissionalizante na Dom Bosco.

 

Cursos