Uma História Marcada Pela Qualidade

Easy VHS to DVD for Mac

O trabalho social realizado em Itaquera e Guaianases, Zona Leste da Capital do Estado de São Paulo, é a concretização de um sonho, sonho inicial de um grupo de Salesianos (Pe. Rosalvino Morán Viñayo, Ir. Antonio Carlos Martins, Ir. Hamilton Bernardo Rodrigues) e leigos comprometidos (Amércio, Justo, Marcos Salvador Soares, Maurício Boaventura Ferreira e Sérgio Baruffi), que chegaram a Itaquera em 31 de maio de 1981, tendo posteriormente o apoio das Filhas de Maria Auxiliadora (Ir. Bernadete Aparecida Florentino e Ir. Maria dos Santos Costa). E com o tempo, tornou-se o sonho de centenas de pessoas compromissadas com o trabalho e a proposta educativa apresentada.

As Obras Sociais de Itaquera e Guaianases, que englobam a Obra Social Dom Bosco, a Associação Beneficente Bom Pastor, a Associação Beneficente e Comunitária Imaculada Conceição e a Associação Beneficente Nossa Senhora Aparecida de Itaquera, fazem parte da Rede Salesiana de Ação Social (RESAS), presente em 132 países, em todos os continentes e regiões do Brasil.

Em 1981, foram atendidas 150 pessoas; até 2011, foram realizados 19.138.698 atendimentos e servidas 31.137.221 refeições. Hoje, são atendidas, diariamente, mais de quatro mil pessoas em diversos serviços das Obras Sociais, sem contar as famílias envolvidas no trabalho social e nas comunidades paroquiais.

O perfil da clientela atendida evidencia pessoas desprovidas de boa educação, alimentação, arte, cultura e qualificação profissional. Existe, contudo, a necessidade de um trabalho intenso de conscientização das famílias. Dessa forma, há um trabalho preventivo e educativo, junto à comunidade, pautado nos princípios de Dom Bosco que se fundamenta no respeito e atendimento aos direitos inerentes à pessoa humana, na proteção integral, assegurando todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

QUALIFIQUE-SE!

Faça gratuitamente um curso profissionalizante na Dom Bosco.

 

Cursos