Como ajudar?

Easy VHS to DVD for Mac

SEJA UM COOPERADOR.

 

Em 1876, Dom Bosco fundou um dos ramos da família salesiana - a Associação dos Cooperadores Salesianos (CCSS) que é aprovada pela Santa Sé como associação pública de fiéis, possuindo personalidade jurídica, eclesiástica e pública com sede em Roma. O Cooperador Salesiano leigo busca viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida e do trabalho. Forma com os familiares uma Igreja Doméstica, contribui para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, como leigo, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente. O centro e a síntese do Espírito Salesiano são a "caridade pastoral" que moveu Dom Bosco.

Justificativa: O trabalho pastoral em Itaquera é muito vasto. São necessárias várias forças de aglutinação neste trabalho de evangelização e os cooperadores são uma resposta laical a essa necessidade da Igreja.

Objetivo Geral:

Promover e animar junto aos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, o trabalho da CEP (Comunidade Educativa Pastoral) e desenvolver uma ação conjunta em favor das crianças, adolescentes, jovens e famílias menos favorecidas, na formação de "bons cristãos, honestos cidadãos". Favorecendo a vivência desta vocação pelos leigos, encaminhando-os ao processo laico de evangelização-educação no dia-a-dia.

Objetivos Específicos:

Promover formação humana, religiosa e integração do grupo de cooperadores com os salesianos visando um trabalho pastoral eficaz.

Atividades:

O cooperador salesiano tem, onde quer que esteja, a preocupação de educar e evangelizar explicitada no pensamento "bons cristãos e honestos cidadãos". Desenvolve sua atividade com simplicidade, otimismo, criatividade, vivência comunitária, espiritualidade eucarística e mariana. O Cooperador Salesiano está aberto a todas as formas de apostolado, mas cultiva como preferenciais: a catequese, a formação cristã, a animação dos grupos, a assessoria aos movimentos juvenis e familiares, a colaboração em centros educativos, o serviço social entre os pobres, a comunicação social, o engajamento na pastoral vocacional, o trabalho missionário e dará uma especial atenção à participação nos conselhos tutelares, fóruns regionais e onde quer que se trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Administração:

Associação dos Cooperadores Salesianos de Itaquera.

Endereço:

Rua Álvaro de Mendonça, 521 - Itaquera

São Paulo - SP - CEP: 08215-290

Contato:

Lina Fone: (11) 2079-7346

paroquia@domboscoitaquera.org.br

QUALIFIQUE-SE!

Faça gratuitamente um curso profissionalizante na Dom Bosco.

 

Cursos