Dom Bosco é celebrado com muito ritmo e alegria na maior festa popular do mundo


Evangelizar é passar a Boa Nova de Jesus e por que não, utilizar uma ferramenta admirada pela nossa cultura brasileira? Sendo assim, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Dom Bosco que existe desde 2000, busca no ritmo da bateria unir a beleza da mensagem à contagiante samba nos pés.

Atualmente, está situado no Grupo 1 da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP) e almeja entrar no seleto grupo da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, começando pelo grupo de Acesso e chegando ao grupo Especial.

Com o enredo “Francisco: De Assis a Roma... eu vim para servir”, a escola alcançou o terceiro lugar, dentre as 11 Escolas do mesmo grupo. Com este tema desenvolvido pelo carnavalesco Babu Energia com trilha sonora de autoria dos compositores Magrego, Marquinhos e Tatu, o sambódromo do Anhembi pôde conhecer toda a trajetória de Francisco de Assis, um jovem rico que conhecendo a verdade do mestre Jesus deixou uma vida de preocupação consigo mesmo e abraçou uma vocação em vista da fé e da ternura com os mais pobres. Fez-se pobre, andou com os pobres e semeou a ternura de Deus. No dia 13 de março de 2013, a Igreja católica recebe a grande notícia: Habemus Papam, na simplicidade e humildade aparece o papa Francisco cuja escolha do nome foi pela santidade e opção de Francisco de Assis. Uma mesma missão, a de restaurar a Igreja, com a participação efetiva do povo.

A escola de samba desfila uma história de fé e compromisso com o outro, foram 15 alas: Uma vida de Poder, luxo e Riquezas: 1- Farras e Baile simboliza a juventude nos tempos de Francisco; 2- Rica burguesia Feudal, a classe social de Francisco e sua família; 3 - Guerras, o momento em que Francisco é convocado como soldado na Guerra.

O Chamado de Deus para a Simplicidade: 4- Rei da Juventude, a fase em que Francisco ostentava as vaidades da burguesia; 5- Leprosos e Mendigos, os necessitados da época em que Francisco vivia; 6- Comida aos necessitados marca o momento em que Francisco se doa ao próximo; 7- Pedras para reconstrução das Igrejas do Senhor, momento que marcou a conversão de Francisco; 8- Primeira Ordem Franciscana; 9- Clarissas, tributo das seguidoras de Francisco e Clara; 10- Francisco, A natureza e os animais, o cuidado com a natureza e com os animais; 11- Baianas, momento em que Francisco aclama: Olhai os lírios do Campo; 12- Auto Flagelo, a luta para ser Santo;

Roma: habemus Papam! É Francisco! 13- Respeitando as diferenças e buscando o mundo de Amor, Paz e Igualdade, representa a tolerância e a convivência com as diferenças entre os homens; 14- Quatro de Outubro, tributo a São Francisco de Assis; 15- Retorno da Bateria, Papa Francisco, o ícone da Igreja que prega a Paz. Os três carros alegóricos mostraram cenicamente: Poder, Luxo e Riquezas, Igreja de São Damião e Tributo ao Papa Francisco.

A escola de Samba Dom Bosco deseja que de terceiro lugar de 2016 possa, em 2017 chegar ao primeiro e levar a mensagem da beleza e compromisso com a vida mundialmente.

Confira as Fotos:

Confira o desfile das escolas de samba clicando aqui

Confira mais fotos acessando o facebook clicando aqui